26/10/11

Tenho uma sugestão

para estes dias tão bons de Outono. Eu já estava com saudades e por isso vou -me desforrar a Outonar :)
A sugestão é para que liguem o forno e assem umas batatas doces. A casa fica mesmo com cheirinho à estação e eu fico com a memória cheia de boas recordações de infância. Quando vim para a Beira, percebi que não havia muito o hábito de assar a batata doce como sobremesa mas para mim essa era a única maneira de a comer. Sei que há outras formas de a cozinhar por isso estou aberta às vossas sugestões também. Desta vez reguei a polpa da batata com um bocadinho de xarope de ácer que  é uma descoberta recente. Aconselho para quem acha o mel muito intenso, este adoçante é bastante mais suave.
Penso que a forma de as cozinhar também depende do seu sabor, eu asso as que o meu pai me trás de Leiria porque são bastante docinhas por si mesmas. As que compro aqui não me sabem tão bem...:) e juro que não é má vontade!
Também não são a coisa mais linda para fotografar mas mesmo assim aqui vai:


FELIZ OUTONO!

5 comentários:

  1. Sempre comi batata doce com a comida, não necessáriamente como sobremesa.
    A minha filha adora frita ( só este ano conheci esta modalidade).

    A minha mãe sempre fez peixe guizado com batata doce, gosto muito.
    Cachupa com batata doce...Outras culturas.

    erva doce

    ResponderEliminar
  2. Têm um óptimo aspecto! Um truque que costumo usar, depois de assadas e ainda quentes, embrulhá-las em papel vegetal, bem apertadinhas... ficam com aquele molho que lhe é caracteristico e delicioso...para apreciadores.

    ResponderEliminar
  3. não estou a conseguir colocar os comentários todos mas mesmo assim vou responder, hei-de conseguir depois!
    Bom anónimo, penso que sejas a G., agora já não estamos tão perto mas de facto as lembranças que a batata doce me trás também te incluem :) beijinhos
    Erva doce, um dia destes vou aventurar-me a cozinhá-las para acompanhar um prato salgado. No peixe guisado as batatas estão no mesmo tacho que o peixe, como se fosse uma caldeirada?
    beijinhos também para ti.
    Anónimo do papel vegetal, mas que boa ideia! É que algumas, ás vezes, ficam um pouco secas.
    Tenho uma amiga que por vezes as assa com mel a canela, vamos ver se ela um dia destes nos explica isso num blog próprio. :) Abraço a todas

    ResponderEliminar
  4. Um beijinho grande, para ti também.
    Não domino muito bem a forma de funcionamento dos blogs, apenas consigo colocar comentários no teu blog como anónima!!! Gisela

    ResponderEliminar
  5. Não faz mal, eu depois percebi logo que serias tu. Bom fim de semana. :)

    ResponderEliminar