25/10/11

Sobremesas boas

Este Verão que passou, e estamos já quase a esquecer, fiz um bolo de fruta que não posso deixar de partilhar. A receita foi tirada de um livro que me fez quebrar a promessa de que não me ia deixar mais tentar por fotografias e comprar livros de receitas para ver imagens, mesmo que fossem lindas de morrer.
Trouxe o livro para casa com aquela sensação que já todos devemos ter sentido depois de uma compra da qual não temos a certeza se se justificaria. Enfim, a verdade é que depois de fazer a primeira receita, esqueci logo tudo e hoje admiro o livro como um dos meus brinquedos preferidos.  Popina foi criada em 1999 por Isidora Popovic , com um subsídio que recebeu depois de se formar em Arte Contemporânea em Londres. Começou por vender  bolachas numa tenda no Mercado Londrino de Portobello e o sucesso motivou-a a desenvolver a ideia que hoje passa por confeccionar bolos,pastelaria e tartes orgânicas. :)
A primeira receita que fiz foi a tarte rústica de ameixa. Usei nectarinas e estava deliciosa, a massa de bolo era muito boa e estava aromatizada pelo suco da fruta.

Vou então partilhar a receita e espero que a Isidora não se zangue.

 Ingredientes:

90 g de açucar amarelo
1 ovo
40 ml de óleo vegetal
55 ml de leite gordo
140 g de farinha sem fermento
1 colher ( chá) de fermento
algumas gotas de essência de baunilha
6 ameixas grandes, sem caroço e partidas
2 colheres de doce de damasco para cobrir (opcional)

A forma a utilizar é de 20 cm, forrada com papel vegetal.
Pré-aquecer o forno a 180º.

Mãos à obra:
Bater na batedeira o açucar e o ovo, adicionar o óleo, o leite, a farinha, o fermento em pó e a baunilha e misturar novamente até os ingredientes ficarem bem incorporados. Transferir para a forma já preparada e espalhar uniformemente. Colocar as ameixas por cima com a parte cortada virada para cima.
Levar ao forno durante 30 minutos ou até que a tarte esteja dourada.
Sugestão da autora: a essência de baunilha pode ser substituída por canela em pó e as ameixas por uma maçã verde sem caroço e cortada às fatias.

A versão de tarte de maçã pode ser uma boa opção para esta altura do ano.



" A Popina é simplesmente imaginação, sazonalidade e simples amor por confeccionar grandes pratos. A minha inspiração nasce do respeito pela natureza e pela constante necessidade de criar, aprender e ser desafiado."
Isidora Popovic

Aaah! afinal não foi só a fotografia que me convenceu!



6 comentários:

  1. Adorei o aspecto da tarde...deve ser deliciosa... acho que irei adicionar este livro à minha "reduzida" colecção de livros de cozinha...bj

    ResponderEliminar
  2. Anónimo, se estiveres próximo de mim tenho todo o gosto em emprestar o livro.

    ResponderEliminar
  3. Enfim... não será tarde mas sim tarte... Perto, perto, presumo que pontualmente... brincámos muito, em tempos...

    ResponderEliminar
  4. Respondi-te no post da batata doce, por engano. :)

    ResponderEliminar
  5. Bem! A tua tarte parece maravilhosa, que bom ar!

    ResponderEliminar
  6. Sim ! também me parece que faz o teu género :)

    ResponderEliminar